TODO DIA ou TODO O DIA?



Não é só sair escrevendo por aí. Tem regrinhas que podem mudar o sentido do texto.
Regras como, por exemplo, o emprego do artigo depois da palavra TODO.
Vamos lá.





TODO SEM ARTIGO

Todo dia, toda manhã, toda sexta-feira...
Significa: cada, qualquer
Ex.: Toda segunda-feira é dia de aula.
Significa que, sempre às segundas, a cada segunda, tem aula.


TODO COM ARTIGO

Todo o dia, toda a semana, toda a segunda-feira.
Significa: inteiro
Ex.: Toda a semana tenho aula.
Quer dizer que, a semana inteira (e aí estou me referindo a uma semana específica) terei aula.

No entanto, no plural, é obrigatório o artigo.
Ex.: Todos os dias faço ginástica.
Significa cada, qualquer.

Um comentário:

Uklanor disse...

Obrigado.
Eu sou espanhol e estou a estudar (estudando)português ha um tempo. Mesmo agora descobri o seu blog.
Post com este são muito úteis para mim.

Obrigado!